Tire dúvidas sobre o trabalho do analista de dados Insper: Ensino Superior em Negócios, Direito, Engenharias e Ciência da Computação

Para alcançar esse objetivo, os analistas de dados trabalham com uma ampla variedade de fontes de dados, desde bancos de dados corporativos até dados provenientes de redes sociais e dispositivos conectados. Seja em e-commerce, saúde, finanças, marketing ou até mesmo esportes, os analistas de dados desempenham um papel importante, orientando as decisões estratégicas e impulsionando o crescimento das empresas. Na Era da informação, as tendências https://www.techenet.com/2023/11/analista-de-dados-o-que-faz-e-qual-curso-escolher/ mostram que esse profissional se torna cada vez mais necessário para as empresas, fazendo com que essa carreira seja muito promissora e esteja em alta demanda no mercado de trabalho. Para ser capaz de executar uma análise de dados precisa e realmente valiosa para a empresa, é necessário ter visão de negócios e entender bem as demandas da empresa. Por isso, as vagas para analista de dados frequentemente solicitam essa habilidade aos candidatos.

  • Desde as partes interessadas até outros times, saber transmitir os resultados das análises de dados é crucial para uma atuação satisfatória.
  • Uma vez que a análise é realizada, o analista de dados deve comunicar os resultados de forma clara e compreensível para diferentes públicos, incluindo gerentes, executivos ou outros departamentos da empresa.
  • Por isso, é essencial que pessoas dessa área desenvolvam visão de negócio, compreendendo a fundo os problemas que precisam resolver com aqueles recursos.
  • Depois de realizar seu trabalho de projeções, questionamentos e investigações, é hora de mostrar o que foi captado e entendido.
  • Como data analyst, você trabalhará com registros dos mais diferentes departamentos de um negócio.

Como profissional dessa área, estar atualizado com as tendências e avanços é essencial para se manter competitivo e aproveitar as diversas oportunidades de crescimento profissional que surgirão. Empresas de diversos segmentos estão percebendo o valor estratégico dos dados e, consequentemente, investindo cada vez mais em equipes de análise de dados. Essa tendência deve continuar, impulsionando a demanda por analistas de dados em uma ampla gama de indústrias, incluindo varejo, saúde, finanças, tecnologia, marketing e muito mais. As perspectivas para a profissão de analista de dados são extremamente positivas.

etapa: Recolher os dados

Embora eles precisam de um know-how técnico, uma vez que você domine o básico, você irá achar o processo bem fácil. De certa forma, as habilidades que um analista Analista de dados: O que faz e qual curso escolher? de dados necessita varia dependendo do papel que desempenham. Uma vez que seu conjunto de dados esteja limpo e certinho, você está pronto pra começar a analisar!

Só assim haverá embasamento sólido para que decisões corretas sejam tomadas, o que leva ao desenvolvimento e bons resultados. A mentalidade certa, ou seja, data driven, é o primeiro passo para o sucesso nesse mercado. Isso pode parecer meio óbvio, mas é importante reforçar, por conta da necessidade de imersão que essa profissão exige. O diagnóstico de um acontecimento ou um momento vivido pela companhia pode ser obtido por meio do que os dados retratam. Portanto, a análise diagnóstica é aquela que ajuda a responder perguntas, ou seja, detectar a razão pela qual algo aconteceu. Por exemplo, por ela você consegue saber por que uma empresa está perdendo clientes.

Quanto ganha um analista de dados?

Para esclarecer esses termos, caso ainda não conheça, as chamadas Hard Skills são as suas habilidades técnicas, aquelas que você aprendeu num curso de BI, de programação ou na faculdade. Já as Soft Skills são as habilidades comportamentais, que muitas vezes são características necessárias para exercer uma profissão ou função. A demanda por analistas de dados está crescendo rapidamente, pois mais e mais empresas têm reconhecido a importância da tomada de decisão baseada em dados. As habilidades de um Analista de Dados podem não ser tão avançadas quanto as habilidades de um Cientista de Dados, mas seus objetivos são muito semelhantes.

Copasa anuncia pagamento de R$ 372 milhões em dividendos … – Expert XP

Copasa anuncia pagamento de R$ 372 milhões em dividendos ….

Posted: Wed, 01 Nov 2023 11:01:59 GMT [source]

Mesmo assim, o campo como um todo é grande e diversificado o suficiente para que possa ser difícil saber por onde começar ao procurar aprender análise de dados. Um ambiente de aprendizado estruturado que cobre sistematicamente todos os conceitos básicos é a melhor introdução e garantirá que, desde o início, você tenha clareza sobre o que ainda precisa aprender. Um projeto bem executado que você realiza por conta própria pode ser uma ótima maneira de demonstrar suas habilidades de análise de dados e impressionar os gerentes de contratação em potencial. Escolha algo que você realmente esteja interessado, faça uma pergunta sobre isso e tente responder a essa pergunta com dados.

O que um analista de dados faz?

Nas suas funções, o Analista de Big Data, como também é chamado, faz análises de dados quantitativas e qualitativas. Outros profissionais que atuam com dados são os arquitetos de dados, os engenheiros de dados, os engenheiros de analytics, os administradores de banco de dados, o gerente de dados, entre outros, cada um com sua especificidade. Com a incrível carência de profissionais capacitados, as chances de você conseguir a vaga são imensas, ainda mais se você seguiu nossa recomendação no item 4 deste artigo. Profissionais de visão compreendem que estarão sempre em evolução e quanto mais você desenvolve seu conhecimento mais consegue perceber quanto conhecimento ainda precisa adquirir.

o que faz um analista de dados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *